Matéria de Ricardo Muniz

[11/11/2011] Como aprimorar o aprendizado de alunos e alunas em um contexto no qual a forma como se incorpora informação mudou radicalmente de uma geração para outra? Essa foi uma das questões-chave de seminário – ou "sessão provocativa" – apresentado por Liz Reisberg, coordenadora do IHEC (International Higher Education Clearinghouse) do Boston College, no último dia 9. Promovido pelo Centro de Estudos Avançados da Unicamp, o encontro ocorreu na sala do Consu.
Segundo Reisberg, algumas características do que chamou de "deep learning" são dar espaço para a troca de informação, o debate e o compartilhamento de dúvidas entre estudantes; buscar conectar conteúdos novos ao conhecimento que os alunos já têm; e redescobrir o valor da repetição, promovendo uma periódica revisão do que foi ensinado.
Citando o livro What the Best College Teachers Do, de Ken Bain, Reisberg ponderou que essa postura do professor como "facilitador de aprendizado" não implica, de modo algum, que um profundo conhecimento de sua área torne-se dispensável.
Uma outra questão-chave é como saber que seus alunos estão aprendendo. Para respondê-la, é preciso primeiro saber o que se deseja que eles aprendam: informação, conhecimento prático ou habilidades? Feito isso, segundo Reisberg, é preciso estar consciente de que não é efetivo ensinar do mesmo jeito, independentemente do objetivo a ser alcançado.
Acima de tudo, os melhores professores preocupam-se – e portanto buscam avaliar – se seu curso teve uma "influência positiva, substancial e sustentável" sobre a forma como os estudantes pensam, agem e se sentem, e não se os alunos tornaram-se capazes de passar num exame.
Fonte: http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/2011/11/12/aprendizado-eficaz-na-era-da-internet-tema-de-seminario-do-ceav-com-liz-reisbe
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